Indicação de Livro – As Crônicas da Dor

15 de julho de 2020 1
LIVRO-AS-CRONICAS-DA-DOR-1200x800.jpg

As artes, entre elas a literatura, são conhecidas ferramentas de ensino em várias áreas. A dor crônica também tem servido de inspiração e é o que Melaine Thernstrom, autora norte-americana, apresenta com muita competência no livro “As Crônicas da Dor”, publicado em 2010 mas com conteúdo bem atual! 

Depois de nadar, Thernstrom sai da água com dor no pescoço e “afunda” no pesadelo da dor crônica. A partir desta experiência pessoal, a autora parte para desvendar o mundo da dor crônica através da visão não médica: seus mistérios, mitos e medos; apresenta seus personagens, sua evolução histórica, com uma narrativa literária precisa e leve, em uma combinação de ciência, história, jornalismo investigativo e memórias pessoais.

Nascida em Boston, Massachusetts – EUA, a autora é também colaboradora do The New York Times, lecionou escrita criativa nas Universidades de Harvard e Cornell e publicou livros do gênero suspense policial como Halfway Heaven: Diary of a Harvard Murder (1997) e The Dead Girl (1990).

Os pacientes e familiares / cuidadores que tiveram a oportunidade de ler “As Crônicas da Dor”, mostram identificação com várias passagens do livro, além da melhor compreensão da longa jornada comum a todos os pacientes que enfrentam a doença dor crônica. O livro também traz uma visão de esperança, de compartilhamento do problema, de que existe todo um mundo em torno da dor crônica e de que o controle é possível, quando juntamos forças e procuramos entender todo esse complexo universo da dor! Um livro singular e profundamente humano.

Boa leitura!

Texto por: Dr. João Marcos Rizzo – CREMERS 18903

Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903

Últimas postagens