Anestesiologista

DR. LUCIANO MACHADO DE OLIVEIRA

CREMERS 22739
Luciano Machado


Entre em contato comigo:

Oliveira Rizzo Clinica de Dor


(51) 3328-2711

(51) 98457-1706



E-mail pessoal



Médico com especialização em Anestesiologia, Dor e Cuidados Paliativos Oncológicos.

Nasci em Porto Alegre – RS, no ano de 1968. Ingressei na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) junto ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) no ano de 1991 e graduei-me médico em 1996.

Especializei-me em Anestesiologia na Residência Médica do HCPA nos anos de 1997 e 1998. Em 1999 ingressei na Residência Médica em Tratamento de Dor e Medicina Paliativa da UFRGS, com a Dra. Miriam Martelete.

No ano de 2000, tive a oportunidade de fazer especialização em Cuidados Paliativos Oncológicos no Instituto Catalão de Oncologia de Barcelona e no Hospital de La Santa Creu de Vic, também na Espanha, com o Dr. Xavier Gómez i Batiste-Alentorn. Realizei Mestrado junto ao HCPA/UFRGS na área de Ciências da Saúde, concluído em 2006. Atualmente sou doutorando na mesma Instituição, também na área de Ciências da Saúde.

Iniciei minha trajetória profissional em Dor e Cuidados Paliativos no ano de 2001 quando, com colegas especialistas nestas áreas, fundamos a UNITÀ – Clínica de Dor e Suporte Oncológico que, em 2005, a convite da diretoria médica do Hospital Moinhos de Vento tornou-se a Clínica de Dor deste Hospital, pioneira nesta área na Instituição, ampliada em suas especialidades e onde atuo até hoje.

Com o colega João Marcos Rizzo, em paralelo à Clínica de Dor do Hospital Moinhos de Vento (HMV), no ano de 2016, criamos a Oliveira Rizzo Clínica de Dor, também em Porto Alegre.


Formação Acadêmica

Dr. Luciano de Oliveira

Minha galeria de fotos



Meus últimos textos:


1 de março de 2024

“Opiofobia” é um termo que se refere ao medo irracional ou aversão exagerada aos opioides e seu uso no tratamento da dor. Fenômeno muito associado ao peso cultural do representante típico chamado Morfina, gera um ar de situação grave e irreversível aos ouvidos da população em geral.

24 de agosto de 2023

O Neuroma de Morton é uma condição médica que envolve um crescimento anormal (um brotamento) de tecido nervoso entre os ossos dos dedos do pé, principalmente entre o terceiro e quarto dedos (contamos como o primeiro dedo do pé, o “dedão”; o quinto é o “mindinho”).

15 de março de 2023

A toxina botulínica é frequentemente utilizada para tratar espasmos musculares e rigidez, incluindo dor muscular crônica em algumas situações específicas. É importante lembrar que o uso da toxina botulínica para dor muscular crônica deve ser prescrito e administrado por um profissional médico habilitado e capacitado para realizar o procedimento.


Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903
Médico Anestesiologista com área de atuação em Dor - RQE 42946

Últimas postagens

Por Marcelo Cezar - Marketing Digital