Anestesiologista

DR. JOÃO MARCOS RIZZO

CREMERS 18903
João Rizzo


Entre em contato comigo:

Oliveira Rizzo Clinica de Dor


(51) 3328-2711

(51) 98457-1706



E-mail pessoal



Médico com especialização em Anestesiologia, Dor e Cuidados Paliativos.

Nasci em Caxias do Sul – RS, no ano de 1964. Em 1983 mudei-me para Porto Alegre – RS, onde cursei a Faculdade de Farmácia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), até 1985, quando ingressei na Faculdade de Medicina da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA), junto à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre onde, em 1991, graduei-me médico.

Especializei-me em Anestesiologia, na Residência Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), nos anos de 1992 e 1993. Meu caminho na anestesiologia foi basicamente em neuroanestesia o que me despertou para o estudo da dor crônica. Em 1998 ingressei no Programa de Pós-graduação em Tratamento de Dor e Medicina Paliativa da UFRGS, com a Dra. Miriam Martelete, voltando ao HCPA, onde estudei até o ano 2000. No ano de 1999, tive a oportunidade de fazer especialização em Cuidados Paliativos Oncológicos no Instituto Catalão de Oncologia de Barcelona e no Hospital de La Santa Creu de Vic,  também na Espanha, com o Dr. Xavier Gómez i Batiste-Alentorn.

Iniciei minha trajetória profissional em Dor e Cuidados Paliativos no ano de 2001 quando, com colegas especialistas nestas áreas, fundamos a UNITÀ – Clinica de Dor e Suporte Oncológico que, em 2005, a convite da diretoria médica do Hospital Moinhos de Vento, tornou-se a Clínica de Dor deste Hospital, pioneira nesta área na Instituição, ampliada em suas especialidades e onde atuo até hoje.

Com o colega Luciano Machado de Oliveira, em paralelo à Clínica de Dor do Hospital Moinhos de Vento (HMV), no ano de 2016, criamos a Oliveira Rizzo Clínica de Dor, também em Porto Alegre.


Formação Acadêmica

Dr. João Marcos Rizzo

  • 1985 – FACULDADE DE MEDICINA
    Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA)
  • 1992 – RESIDÊNCIA MÉDICA EM ANESTESIOLOGIA
    Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)
  • 1998 – PÓS-GRADUAÇÃO EM TRATAMENTO DE DOR E MEDICINA PALIATIVA
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • 1999 – ESPECIALIZAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLÓGICOS
    Instituto Catalão de Oncologia de Barcelona e Hospital de La Santa Creu de Vic

Minha galeria de fotos



Meus últimos textos:


9 de setembro de 2020

Quando ouvimos essa pergunta logo pensamos em definir a dor do ponto de vista científico, com elementos fisiológicos e neuroanatômicos. Na verdade, a melhor forma de respondermos a esse questionamento é conceituando a dor.

15 de julho de 2020

As artes, entre elas a literatura, são conhecidas ferramentas de ensino em várias áreas. A dor crônica também tem servido de inspiração e é o que Melaine Thernstrom, apresenta no livro “As Crônicas da Dor”, publicado em 2010.


Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903

Últimas postagens