Fisioterapeuta

DRA. FLÁVIA GOMES MARTINEZ

CREFITO 9304-F – CREF 2486-G/RS
Flávia Gomes Martinez


Entre em contato comigo:

Acquaticus


(51) 3346-4148

(51) 3222-4265



E-mail pessoal


Telefone pessoal



Fisioterapeuta e Professora de Educação Física

Nasci em Porto Alegre- RS, no ano de 1969. Ingressei no curso de Fisioterapia no IPA em 1984 e na Escola de Educação Física da UFRGS em 1986, tendo me graduado em 1988 e 1990, respectivamente. Muito ligada a esportes e atividades físicas, principalmente aquáticas, logo despertei para chamada hidroterapia, a hoje reconhecida especialidade Fisioterapia Aquática. Ingressei na docência no início da minha carreira, em 1990, e segui vida acadêmica paralelamente à vida de fisioterapeuta clínica. Por conta disso fiz especializações, muitos cursos técnicos específicos na área fisioterapia  e fisioterapia aquática e exercícios aquáticos, (FNP, Posturologia, Terapia Manual,  Mulligan, Maitland, Halliwick, Bad Ragaz, Ai Chi, Watsu, entre outros). Em 1994, eu e o colega Alexandre Dahmer inauguramos a Acquaticus saúde e movimento, uma clínica especializada em Atividades Terapêuticas Aquáticas, principalmente Fisioterapia Aquática. Seguimos em formação continuada, e a formação em Osteopatia foi um importante marco para enriquecer a prática clínica.

Em 1992 ingressei  no mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS, cuja dissertação, centrada em dor miofascial, teve como co-orientadora a Dra. Miriam Martelete. A docência em instituições particulares como FEEVALE, ULBRA, IPA e PUCRS, ministrando disciplinas como biomecânica, cinesiologia, avaliação fisioterapêutica, fisioterapia aquática e supervisão de estágio, entre outras, aumentaram o meu comprometimento com a educação, com a melhora da formação da fisioterapia e das bases científicas da nossa profissão, principalmente acerca da especialidade de Fisioterapia Aquática. Segui a vida acadêmica e, em 2007, finalizei o doutorado em Neurociências (UFRGS). 

Em 2009 ingressei como docente da UFRGS, quando iniciava o Curso de Fisioterapia na instituição. De lá para cá, meu mundo do ensino, pesquisa e gestão se uniu à extensão universitária, e temos desenvolvido vários projetos assistenciais nas piscinas da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, incluindo fisioterapia aquática, hidroginástica, hidropostural, vôlei aquático e exercícios em água funda. Tais projetos ampliaram a assistência a pacientes com dor e outras afecções de saúde em ambiente aquático, bem como as pesquisas realizadas nesse âmbito. 

Minha trajetória profissional cruza com a Dor em diferentes cenários, tanto no acadêmico quanto no clínico. Há mais de 30 anos venho atendendo pacientes com dor, principalmente em ambiente aquático. A Fisioterapia Aquática é um remédio muito interessante para o manejo da dor e muito eficiente para a melhora funcional. Como sócia fundadora da Associação Brasileira de Fisioterapia Aquática e da International Organization of Aquatic Therapy, espero ver essa especialidade mais desenvolvida cientificamente e mais popularizada, auxiliando mais as equipes interdisciplinares no manejo clínico de pacientes com Dor e na melhora da qualidade de vida das pessoas.


Formação Acadêmica

Dra. Flávia Gomes Martinez

  • 1988 – GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
    Faculdade de Ciências da Saúde Instituto Metodista  Alegre (IPA)
  • 1990 – GRADUAÇÃO – LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • 1992 – PÓS-GRADUAÇÃO – ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
    Universidade FEEVALE
  • 1997 – MESTRADO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • 2007 – DOUTORADO EM NEUROCIÊNCIAS
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Minha galeria de fotos



Meus últimos textos:


7 de julho de 2021

Em tempos de inverno, especialmente em dias de frio intenso, o banho se torna um desafio, e uma “matada” de banho não é incomum entre os mais temerosos de passar por choque de temperatura… Mas, na verdade, independente do clima que estamos passando, o banho é uma oportunidade ímpar de higiene e autocuidado.


Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903

Últimas postagens