Anestesiologista

DR. LUÍS JOSINO BRASIL

CREMERS 19661
Dr Luís Josino Brasil


Entre em contato comigo:

Contato profissional:


(51) 99737 9672



Médico com especialização em Anestesiologia e Dor

Realizei formação no Serviço de Dor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) durante um ano e, ao final desse período, realizei avaliação pela Associação Médica Brasileira sendo aprovado para área de atuação em Dor.

Cumpri estágios de formação em Dor também no Serviço de Terapia Antálgica da UNESP em Botucatu – SP e no Serviço de Controle da Dor do Hospital A.C. Camargo – SP.

No ano de 2013 realizei especialização em Medicina Intervencionista da Dor na Clínica Singular, em Campinas – SP, durante o período de um ano.

Posição profissional

Atualmente trabalho no HCPA como investigador em Fisiologia no laboratório de Estresse Oxidativo no seguinte projeto: Efeitos da radiofrequência pulsada no controle da dor [Laboratory Investigation] .

Fui professor de Medicina e Regente da disciplina de Anestesiologia na ULBRA, Professor do Pós-graduação em Ciências Médicas da ULBRA com a linha de pesquisa “Anestesia e Estresse Oxidativo” e chefe do Serviço de Anestesiologia do HU da ULBRA.

Sou professor do curso de Pós-graduação do Hospital Moinhos de Vento – IEP, na área de procedimentos minimamente invasivos e coordenador da Clínica de Dor da ISCMPA. Também sou professor responsável pela disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da UFCSPA e chefe da residência em Medicina da Dor da UFCSPA.


Formação Acadêmica

Dr. Luís Josino Brasil

Minha galeria de fotos



Meus últimos textos:


27 de abril de 2022

O risco de dor crônica (aquela que persiste por mais de 3 meses e frequentemente adquire vida própria) como consequência de dor aguda (como, por exemplo, a dor pós-operatória) é subestimado, pois pode ocorrer com bastante frequência e representa uma fonte significativa de incapacidade permanente. Esse é um dos motivos da necessidade do tratamento agressivo de uma dor aguda. Os tecidos cicatrizam e o paciente pode ficar com uma herança nada agradável.

29 de dezembro de 2021

A dor crônica não oncológica é uma condição clínica comum que afeta muitas pessoas, com uma proporção significativa delas apresentando alguma forma de deficiência funcional.

21 de julho de 2021

A Varicela, popularmente conhecida como Catapora, é uma doença muito comum em crianças. Trata-se de uma infecção viral primária, benigna e autolimitada. As principais características são as lesões na pele, acompanhadas de prurido (coceira), podendo ocorrer também febre moderada e sintomas sistêmicos. Depois de curada a doença, o seu vírus causador fica latente no sistema nervoso por toda a vida do indivíduo.


Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903

Últimas postagens