Sobre o

PROJETO EDUCA DOR

O QUE BUSCAMOS?

O objetivo do Projeto Educa Dor é levar de maneira clara, em linguagem acessível ao público não familiarizado com os termos médicos, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Além disso, queremos desmistificar tabus ou idéias não verdadeiras sobre a dor e suas consequências, e reforçar orientações e informações que foram dadas durante as consultas mas que precisam ser repetidas constantemente.

Desta forma, o projeto permitirá que familiares, amigos e cuidadores do paciente tenham acesso a valiosas informações, aumentando o entendimento e a confiança no controle de sua enfermidade.

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação e educação, criada por várias mãos, envolvendo as principais especialidades da área da saúde e que trabalham diariamente com dor crônica.

Em dor crônica, de forma geral, empregamos 3 estratégias simultâneas de enfrentamento: medicamentos, métodos físicos (atividade física, fisioterapia) e a PSICOEDUCAÇÃO.

A nossa pretensão com o Projeto Educa Dor, é estender a psicoeducação além dos consultórios, como uma forma do paciente e seus familiares se apropriarem dessas informações sobre a sua condição dolorosa, o prognóstico e como controlar da melhor maneira tudo que envolve uma situação crônica, de longo tempo. Queremos ensinar o paciente a se ajudar!

QUEM SOMOS?

O projeto surgiu de uma reunião entre dez profissionais da saúde, todos interessados no diagnóstico e tratamento das dores crônicas, de diferentes especialidades e habilidades em suas áreas de atuação, buscando aumentar a aderência dos pacientes aos cansativos e longos tratamentos das doenças que cursam de forma crônica, melhorar a comunicação entre o profissional e o paciente e seus familiares, bem como espalhar essa informação, de forma segura, ética e clara, para o público em geral, que esteja procurando informações sobre suas condições dolorosas crônicas.

Este grupo é formado por médico psiquiatra, reumatologista, acupunturista, anestesiologistas especialistas em dor crônica, fisioterapeuta e odontóloga especialista dor orofacial. Estudamos, discutimos, procuramos ajuda, voltamos a discutir, sempre com o objetivo de encontrar a forma mais leve e clara de levar essa informação, que sirva de reforço e também de base para que o paciente se sinta amparado de forma clara, seja um agente ativo no controle da sua dor, e, com o máximo de informações à sua disposição, ajude os profissionais envolvidos no seu tratamento, a escolher os melhores caminhos!

COMO ATUA O PROJETO EDUCA DOR?

A forma de levar a informação será o VÍDEO! Serão curtos, linguagem clara, com um profissional que domina na prática o que está transmitindo na tela, que possa ser compartilhado entre pacientes e seus familiares e amigos, para que a comunicação melhore entre todas as partes envolvidas. Outras ferramentas estão em processo de criação e agregarão à tarefa educativa dos vídeos. Todo o projeto será um processo dinâmico, com revisões periódicas dos assuntos ja tratados e a inclusão de novos vídeos e ferramentas de comunicação conforme o tempo avança.

É assim que aprendemos e sabemos trabalhar: interdisciplinarmente, envolvendo as diversas áreas que atuam na dor crônica, de forma a termos uma única linguagem clara e que possa ser ouvida, vista e entendida por todas as pessoas que, de alguma forma, tenham interesse ou padeçam de dores crônicas.

VISÃO DE FUTURO

Queremos que o Projeto EDUCA DOR cumpra o papel de educar e informar pacientes, familiares, amigos e o público em geral sobre DOR CRÔNICA, que contribua de forma ativa na melhora da qualidade de vida e autonomia dos pacientes, e que sirva de “ponte” para que o profissional da saúde, o paciente e seus familiares tenham a melhor comunicação, confiança e aderência aos mais diversos tratamentos e desafios que as doenças dolorosas crônicas trazem para todos nós!

Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903

Últimas postagens