Indicação de Livro – A Grande Gripe

4 de fevereiro de 2021
a-grande-gripe-1200x770.jpg

Fugindo um pouco do tema DOR, mas mergulhando em um tema mais presente em nossas vidas nesse biênio 2020/2021, vai uma dica de um grande livro, com conteúdo histórico valiosíssimo. Essa publicação detalha de forma precisa a grande epidemia que assolou a humanidade entre 1918 e 1919: a chamada “gripe espanhola”.

Veja também: Indicação de Livro – As Crônicas da Dor

Publicado em 2004 pelo historiador e jornalista americano John M. Barry, tornou-se obra de referência sobre a “gripe espanhola”. Premiado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e best-seller internacional, A Grande Gripe (The Great Influenza) é também um relato sobre os bastidores do poder e da política durante a I Guerra Mundial, com lições atuais que servem em um mundo constantemente ameaçado pelo bioterrorismo e pelo surgimento de novas pandemias.

Em 1918, em meio a primeira grande guerra mundial, um tipo de vírus influenza, até então restrito às aves aquáticas, sofreu mutações que permitiram sua transmissão aos humanos. Apesar de ser conhecida por “gripe espanhola”, iniciou como um surto em uma unidade militar americana no estado do Kansas, viajou para a Europa em navios de guerra americanos e, lá, se espalhou, transformando-se em epidemia global. O livro narra, com clareza, a importância da ciência e seus novos parâmetros da época, deixando contundentes as limitações do homem frente à natureza.

Ler esse livro em plena pandemia do novo coronavírus (COVID-19), nos mostra um paralelismo assustador, ao mesmo tempo que fica evidente um avanço estratosférico da ciência nesses 100 anos de distância entre as duas catástrofes mundiais. Mostra-nos também como a política e as disputas de poder podem dificultar o avanço científico e aumentar a mortalidade de forma direta nessas situações. O impacto da grande gripe de 1918 dificilmente será superado: estima-se que em apenas um ano, até 100 milhões de pessoas tenham morrido em todo o mundo. Em comparação, fez mais vítimas em dois anos do que o vírus da AIDS em 24 anos, e matou mais pessoas em um ano do que a peste bubônica ao longo de um século.

É uma leitura atual, muito bem escrita e traduzida, que nos envolve evidenciando como a história é cíclica e tende a se repetir, sejam pelos erros ou acertos. Vale muito a leitura!

A Grande Gripe, John M. Barry. Ed. Intrínseca, 1a. edição, 2020.

Texto por: Dr. João Marcos Rizzo – CREMERS 18903

Foto: Freepik

Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903

Últimas postagens