Dr. John Bonica, um dos pioneiros na Medicina da Dor
John Bonica (1917-1994) foi um médico anestesiologista americano conhecido como um dos pioneiros no campo da dor crônica e no tratamento da dor crônica com analgésicos opióides.
O Dr. Bonica estudou medicina na Universidade de Buffalo ( EUA ) e fez sua residência médica em anestesiologia na Universidade de Washington, onde iniciou suas pesquisas sobre dor crônica. Ele fundou a primeira clínica de dor crônica nos Estados Unidos, em Seattle, em 1960, e também foi o fundador da International Association for the Study of Pain ( IASP ).
Bonica defendeu o uso de analgésicos opióides para tratar a dor crônica, que muitas vezes foi mal compreendida e mal tratada. Ele foi um defensor da terapia multimodal para o tratamento da dor, que inclui o uso de medicamentos de diferentes mecanismos de ação, terapias físicas variadas e intervenções psicológicas.
Além de suas contribuições para o tratamento da dor, Bonica também fez importantes contribuições para a anestesiologia em geral, desenvolvendo técnicas para o alívio da dor no parto e nas cirurgias, e sendo um dos pioneiros no uso da monitorização hemodinâmica durante as anestesias.
John Bonica faleceu em 1994, mas suas contribuições para o tratamento da dor crônica e para a anestesiologia continuam a ser reconhecidas e valorizadas até os dias de hoje.
Texto por: Dr. João Marcos Rizzo (CREMERS 18903)
Foto: Reprodução/Internet