Psicoeducação em Dor Crônica

19 de abril de 2023
Psicoeducacao-em-Dor-Cronica-min.jpg

As condições dolorosas crônicas, definidas como dores que persistem por mais de 3 meses, requerem uma abordagem terapêutica que envolve 3 pilares principais: medicamentos, atividade física e psicoeducação.

A psicoeducação em dor crônica é uma intervenção terapêutica que tem como objetivo fornecer informações e educação sobre a dor crônica aos pacientes e suas famílias, abrangendo desde os mecanismos de dor até as estratégias de gerenciamento e tratamento, incluindo a atividade física e outras terapias complementares. As sessões de psicoeducação podem ser oferecidas durante as consultas regulares e em diferentes formatos, como sessões individuais, em grupo ou online, para torná-las acessíveis a todos.

A psicoeducação em dor crônica ajuda os pacientes a entenderem melhor sua condição e a desenvolverem habilidades de gerenciamento de dor para prevenir recaídas e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, ajuda os pacientes a lidarem com as emoções associadas à dor, como a ansiedade e a depressão.

Os pacientes também podem aprender técnicas de relaxamento, exercícios físicos e outras estratégias para gerenciamento da dor crônica, sempre em conjunto com outras intervenções terapêuticas, como fisioterapia, terapia ocupacional e medicamentos. Cabe aos profissionais de saúde fornecer informações claras e acessíveis para que pacientes e familiares compreendam as condições crônicas e, juntos, possam traçar o melhor caminho para o controle da dor e qualidade de vida.

Texto por: Dr. João Marcos Rizzo (CREMERS 18903)
Foto: Freepik

Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903
Médico Anestesiologista com área de atuação em Dor - RQE 42946

Por Marcelo Cezar - Marketing Digital