Acupuntura na fase aguda e de manutenção

27 de março de 2024
Acupuntura-na-fase-aguda-e-de-manutencao-1200x800.jpg

A acupuntura é uma técnica terapêutica eficaz que pode ser utilizada tanto na fase aguda de uma condição de saúde quanto na fase de manutenção, para promover o equilíbrio e prevenir possíveis recorrências. 

Na fase aguda a acupuntura geralmente é realizada em uma sessão semanal, conforme a intensidade da dor e gravidade do caso. Nos casos de dor lombar grave e capsulite adesiva de ombro, duas sessões semanais são mais frequentes. A acupuntura ajuda a reduzir a inflamação, inchaço, dor, relaxa o musculo e promove a cicatrização de forma mais rápida e eficaz. 

Já na fase de manutenção, a acupuntura pode ser utilizada para prevenir recorrências e manter o equilíbrio do corpo e da mente. A frequência das sessões vai depender da resposta individual e da gravidade da patologia. Alguns pacientes seguem com sessões quinzenais ou mensais, que foram reduzidas gradativamente conforme a resposta ao tratamento, enquanto casos graves associados com fibromialgia seguem com sessão semanal. Casos como torcicolo, epicondilite, dor miofacial de media intensidade  conseguem alta da acupuntura.  

  Receber tratamento regular de acupuntura ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduzir o estresse, distúrbios do sono, enxaquecas, dores crônicas ou recorrentes, entre outros. A manutenção com acupuntura pode ajudar a controlar os sintomas, a reduzir a frequência e a intensidade das crises e a melhorar a qualidade de vida do paciente a longo prazo. 

A acupuntura é uma ferramenta valiosa tanto na fase aguda quanto na fase de manutenção do tratamento de patologias agudas ou crônicas. Consultar um profissional qualificado para avaliar a viabilidade e a segurança do tratamento é essencial, mas os benefícios terapêuticos desta técnica milenar são amplamente reconhecidos e podem trazer alívio e bem-estar para aqueles que a utilizam de forma adequada.  

Texto por: Rosangela da Silva Biegler – CREMERS 17440
Foto: Freepik

Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903
Médico Anestesiologista com área de atuação em Dor - RQE 42946

Por Marcelo Cezar - Marketing Digital