Dica de Filme: Cafarnaum
Cafarnaum* é um drama libanês que conta a história de Zain, um menino de 12 anos que vive uma vida de abusos, abandono e, por fim, acaba preso após cometer um crime. Na cadeia, o menino decide processar seus pais pelas negligências sofridas e para que os mesmos não tenham mais filhos. Ambientado no Líbano, o filme foi dirigido pela atriz e diretora libanesa Nadine Labaki. Teve estreia em 2018 e, em 2019, foi indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro.
Confira também: Indicação de Livro – A Grande Gripe
Este filme trata da DOR DA ALMA, e serve para reorientarmos nossos objetivos, ficarmos inquietos e aprendermos a reconhecer os “invisíveis” que nos circundam, que parecem habitar outro planeta que não o nosso, mesmo estando ao nosso lado no dia-a-dia.
Cafarnaum não é a cidade bíblica, mas sim significa o caos, a desordem, tudo fora do lugar. O filme é um espetáculo pela técnica de filmagem, ambientação, atuação de um ator de 12 anos espetacular, mas principalmente por sacudir quem o assiste, como aquele bom livro que te arrebata ou aquela música que te arrepia. O tema é pesadíssimo, mas precisamos de doses de realidade para nos tornarmos humanos de verdade, reconhecer nossos problemas e colocá-los no seu devido lugar, dar a eles o peso que realmente têm. Após assistir a essa obra de arte, fiquei dias me questionando: Qual meu papel no mundo? Por que estou aqui?
Assistam, se emocionem, se revoltem, mas, por favor, não fiquem passivos diante da dor!
*Cafarnaum está na plataforma Amazon Prime. Mês de referência: Setembro de 2021
Texto por: Dr. João Marcos Rizzo – CREMERS 18903