Afinal, é ARTRITE ou ARTROSE?

25 de agosto de 2021
ARTRITE-ou-ARTROSE-1200x800.jpg

Esta é uma dúvida muito frequente no dia a dia do consultório do reumatologista: afinal de contas, o que eu tenho é artrite ou artrose? Apesar de ambas afetarem as articulações, tratam-se de condições diferentes.

Veja também: Quem é o médico Reumatologista?

Quando falamos de ARTRITE trata-se de um processo inflamatório da articulação. É uma manifestação presente em várias doenças, podendo ocorrer em uma ou mais articulações ao mesmo tempo. Ocorre em indivíduos de todas as idades e seus sinais e sintomas são: dor, calor, edema, vermelhidão e limitação para realizar atividades e movimentos.

Existem inúmeras causas de artrite, sendo as mais frequentes trauma, infecções, doenças por depósito de cristais (p. ex. Gota), doenças crônicas auto imunes (p. ex. Artrite Reumatóide, Psoríase, Lupus Eritematoso Sistêmico, entre outras).

Já a ARTROSE, ou OSTEOARTRITE, é um processo degenerativo da cartilagem articular, que pode ocorrer de forma isolada ou em decorrência de vários fatores (trauma, hipermobilidade articular ou mesmo processo inflamatório repetitivo das articulações). Seus principais sintomas são: dor (principalmente desencadeada por esforços ou após períodos de imobilidade), rigidez para iniciar movimentos e, com a evolução da doença, limitação da função da articulação.

Para diagnóstico adequado e acompanhamento destas condições, procure o médico reumatologista.

Texto por: Dra. Eleonora Estrela da Silva – CREMERS 23256

Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903

Últimas postagens