O Dr. João Rizzo do Projeto Educa Dor apresenta a playlist de vídeos sobre “Neuralgia pós-herpética“. Por aqui você poderá tirar algumas dúvidas sobre essa lesão de nervo que ocorre três meses após a neurite.
Clique no botão abaixo para visualizar a lista completa de vídeos sobre Neuralgia Pós-herpética.
Possuímos um grupo no Telegram onde publicamos gratuitamente conteúdos informativos e educacionais sobre o tema Neuralgia Pós-herpética. Para participar basta fazer o download do aplicativo em seu telefone celular e clicar no botão ao lado.
O herpes zoster, popularmente conhecido como “cobreiro”, é uma infecção provocada pelo vírus da catapora, o vírus varicela-zoster. Este vírus, quando contraímos catapora na infância, não desaparece totalmente. Ele permanece adormecido em gânglios da raiz dorsal da medula espinhal e pode ficar latente por toda a vida, sem se manifestar. Contudo, em algumas situações, como em pessoas idosas ou em indivíduos imunocomprometidos, o vírus pode reativar-se e causar o herpes zoster.
A Varicela, popularmente conhecida como Catapora, é uma doença muito comum em crianças. Trata-se de uma infecção viral primária, benigna e autolimitada. As principais características são as lesões na pele, acompanhadas de prurido (coceira), podendo ocorrer também febre moderada e sintomas sistêmicos. Depois de curada a doença, o seu vírus causador fica latente no sistema nervoso por toda a vida do indivíduo.
É a dor relacionada à lesão do sistema nervoso, seja Periférico ou Central. Suas características são dor persistente após a cura da lesão, associada a sintomas indiretos (alteração de motricidade, alteração vascular, etc.). Antes de exemplificar e trazer outros dados sobre a dor neuropática, devemos abordar o tema Neuropatia.