A importância da avaliação da massa óssea

4 de maio de 2022
A-importancia-da-avaliacao-da-massa-ossea-min-1-1200x800.jpg

A avaliação e o acompanhamento da massa óssea são de grande importância, principalmente devido ao fato de a osteopenia e a osteoporose serem condições silenciosas, isto é, assintomáticas até que provoquem fraturas.

Confira também: Fator Reumatoide (FR)

O diagnóstico destas condições é feito através da história (avaliação de fatores de risco, uso de medicações que possam aumentar a perda de massa óssea), exame físico e, principalmente, avaliação da massa óssea através da DENSITOMETRIA ÓSSEA (um exame semelhante a um raio X, que quantifica a densidade dos ossos). 

Sobre a prevenção da osteoporose, os aspectos mais importantes são manutenção de uma dieta adequada, exercício físico e abandono do tabagismo. Na dieta, é importante assegurar o aporte adequado de cálcio (em torno de 1200 mg por dia para mulheres na pós menopausa e 1000 mg por dia antes disso). O cálcio está presente principalmente nos derivados do leite e vegetais verde escuros. Se não conseguirmos o aporte adequado somente na alimentação, a suplementação pode ser necessária. 

A manutenção dos níveis adequados de vitamina D também é importante, e frequentemente sua suplementação é necessária, já que as fontes dietéticas são bem menos frequentes. 

O consumo elevado de álcool (acima de duas doses diárias) acentua a perda de massa óssea, além de aumentar o risco de fraturas. 

O exercício fisico ajuda na manutenção da massa óssea e da força muscular, além de melhorar o equilíbrio e consequentemente ajudar na prevenção de quedas. 

A importância de investigar e tratar a osteoporose está em prevenir fraturas por fragilidade, que podem ocorrer em diversas partes do corpo, mas especialmente na coluna e no colo do fêmur, e que podem determinar graus importantes de incapacidade. 

Converse com seu médico sobre avaliação de sua massa óssea.

Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903

Últimas postagens