A importância da avaliação da massa óssea
A avaliação e o acompanhamento da massa óssea são de grande importância, principalmente devido ao fato de a osteopenia e a osteoporose serem condições silenciosas, isto é, assintomáticas até que provoquem fraturas.
Confira também: Fator Reumatoide (FR)
O diagnóstico destas condições é feito através da história (avaliação de fatores de risco, uso de medicações que possam aumentar a perda de massa óssea), exame físico e, principalmente, avaliação da massa óssea através da DENSITOMETRIA ÓSSEA (um exame semelhante a um raio X, que quantifica a densidade dos ossos).
Sobre a prevenção da osteoporose, os aspectos mais importantes são manutenção de uma dieta adequada, exercício físico e abandono do tabagismo. Na dieta, é importante assegurar o aporte adequado de cálcio (em torno de 1200 mg por dia para mulheres na pós menopausa e 1000 mg por dia antes disso). O cálcio está presente principalmente nos derivados do leite e vegetais verde escuros. Se não conseguirmos o aporte adequado somente na alimentação, a suplementação pode ser necessária.
A manutenção dos níveis adequados de vitamina D também é importante, e frequentemente sua suplementação é necessária, já que as fontes dietéticas são bem menos frequentes.
O consumo elevado de álcool (acima de duas doses diárias) acentua a perda de massa óssea, além de aumentar o risco de fraturas.
O exercício fisico ajuda na manutenção da massa óssea e da força muscular, além de melhorar o equilíbrio e consequentemente ajudar na prevenção de quedas.
A importância de investigar e tratar a osteoporose está em prevenir fraturas por fragilidade, que podem ocorrer em diversas partes do corpo, mas especialmente na coluna e no colo do fêmur, e que podem determinar graus importantes de incapacidade.
Converse com seu médico sobre avaliação de sua massa óssea.
Texto por: Dra. Eleonora Estrela da Silva – CREMERS 23256
Foto: Freepik