Fator Reumatoide (FR)

9 de fevereiro de 2022
Artrite-Reumatoide-Projeto-Educa-Dor.jpg

O Fator Reumatoide (FR) é um exame laboratorial solicitado na investigação de dor articular, quando existe a suspeita de Artrite Reumatoide. No entanto, nem todas as pessoas com FR positivo tem o diagnóstico de Artrite Reumatoide.

Confira também: Afinal, é ARTRITE ou ARTROSE?

FR é um anticorpo que se encontra positivo em 60 a 70% dos pacientes com Artrite Reumatoide. Porém, outras doenças reumáticas, por exemplo Lupus Eritematoso Sistêmico ou Síndrome de Sjögren, também podem apresentar esse exame positivo. Além disso, outras condições, tais como infecções (HIV, hepatite C, endocardite), doenças inflamatórias (sarcoidose), fibrose pulmonar ou neoplasias, podem apresentar o Fator Reumatoide. E mais: de 5 a 10% da população geral também!

É importante ressaltar que não se trata de um exame de screening, e que deve ser avaliado sempre em conjunto com a historia clínica e o exame físico.

O médico indicado para avaliar esse exame é o Reumatologista.

Texto por: Dra. Eleonora Estrela da Silva – CREMERS 23256

Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903

Últimas postagens