Cefaléias: O que devo saber?

8 de junho de 2022
Cefaleias-O-que-devo-saber-min-1200x801.jpg

Existem diferentes tipos de cefaléia?

Sim. Os dois tipos mais comuns são:

Cefaléia tensional – Ocasionada por tensão ou pressão em ambos os lados da cabeça.

Migrâneas – As migrâneas (enxaquecas) geralmente começam leves e depois pioram. Muitas vezes elas afetam apenas um lado da cabeça. A dor geralmente é latejante ou pulsante. Atividades diárias como caminhar ou subir escadas podem piorar a dor. Além disso, as migrâneas podem causar náuseas ou vômitos, ou sensibilidade à luz e ao som.

Há algo que eu possa fazer para me sentir melhor quando estou com dor de cabeça?

Sim. Algumas pessoas se sentem melhor se:

  • Utilizam analgésicos simples (verifique com seu médico primeiro se você pode utilizá-los, principalmente se já estiver usando medicamentos prescritos).
  • Repousar em um quarto arejado, escuro e silencioso (isso funciona melhor quando é uma migrânea).

Eu devo sempre consultar um médico?

Consulte um médico ou serviço de saúde imediatamente se:

  • A dor de cabeça surge de repente, piora muito rapidamente ou pode ser descrita como “a pior dor de cabeça da sua vida”.
  • Além da dor de cabeça, você tem febre ou rigidez cervical.
  • Você também teve sinais ou sintomas neurológicos, mudanças de personalidade, confusão mental ou desmaios.
  • A dor de cabeça começou logo após exercício físico ou esforço leve.
  • Você tem dor de cabeça pela primeira vez, especialmente se estiver grávida ou tiver mais de 40 anos.
  • Você se sente fraco, sonolento ou tem problemas de visão (migrâneas podem causar esses sintomas, mas você deve consultar um médico imediatamente quando ocorrerem pela primeira vez).

Você também deve consultar um médico se tiver dores de cabeça frequentes ou se suas dores de cabeça forem intensas.

Existe alguma coisa que se possa fazer para evitar dores de cabeça?

Sim. Algumas pessoas acham que sua cefaléia é desencadeada por certos alimentos, bebidas ou atividades que fazem. Para evitar dores de cabeça futuras, você pode manter um “diário de cefaléia”. No diário, anote cada vez que tiver dor de cabeça, o que comeu ou bebeu, e o que estava fazendo antes de a dor começar. Dessa forma, você pode determinar se há algo que você deva evitar comer, beber ou fazer. Você também pode anotar o medicamento que tomou para a cefaléia e se obteve ou não alívio da dor.

Alguns gatilhos comuns de cefaléia são:

  • O estresse,
  • Pular refeições ou comer muito pouco (jejum),
  • Beber muito pouca ou exagerar na cafeína,
  • Dormir demais ou muito pouco,
  • Consumo de álcool,
  • Alguns alimentos.

Se suas dores de cabeça são frequentes, intensas ou duram por muito tempo, seu médico pode sugerir maneiras de tentar evitá-las. Por exemplo, aprender técnicas de relaxamento e métodos de gerenciamento de estresse pode ajudar. Em alguns casos, também existem medicamentos que podem ajudar.

Como a dor de cabeça é tratada?

Existem muitos medicamentos que podem aliviar a dor de cabeça. Você pode tomar analgésicos comuns, mas é sempre recomendável ter alguma orientação de um médico. Existem também medicamentos mais específicos que podem ajudar. O medicamento certo para você dependerá do tipo de cefaléia que você tem, com que frequência ocorre e quão intensa ela é.

Se você tiver dores de cabeça frequentes, consulte seu médico para encontrar o tratamento correto. Não tente controlar as cefaléias frequentes por conta própria com analgésicos de venda livre. Na verdade, tomar esses medicamentos com muita frequência pode causar mais dores de cabeça no futuro, a chamada cefaléia de “rebote” ou cefaléia induzida por analgésicos.

Fonte: Patient education: Headaches in adults (The Basics) – UpToDate 2022

Texto por: Dr. João Marcos Rizzo – CREMERS 18903
Imagem: Envato

Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903

Últimas postagens