Neste vídeo, o Dr. João Marcos Rizzo explica o motivo de prescrevermos tantos remédios em clínicas de dor, no tratamento das dores crônicas.
Clique no botão abaixo para visualizar a lista completa de vídeos sobre os Conceitos da Dor Crônica.
As pessoas com doenças crônicas, como os pacientes com dor crônica, que necessitam acompanhamento de muitos anos, acabam realizando muitos exames de imagem, seja para avaliação aguda ou revisões.
Durante a conversa com o Dr Marcos Bicca, o Dr. João Rizzo destacou a importância de compreender que a dor crônica precisa ser tratada de forma interdisciplinar, com diferentes especialidades trabalhando em conjunto para oferecer uma abordagem completa e eficaz.
Muitas pessoas que chegam ao consultório para tratar dor crônica vêm com sentimentos mistos — algumas desiludidas, desacreditadas, outras com expectativas irreais sobre o que o tratamento pode oferecer. Segundo o Dr. Marcos Bicca da Silveira, compreender o que é a dor crônica e o papel dos procedimentos minimamente invasivos é o primeiro passo para recuperar a qualidade de vida.
Embora os tratamentos minimamente invasivos para dor crônica — como bloqueios, radiofrequência e neuromodulação — sejam considerados seguros e eficazes, é fundamental que a indicação seja precisa. Segundo o Dr. Marcos Bicca da Silveira, alguns fatores podem contraindicar temporariamente ou de forma definitiva o uso desses métodos.