Caminhar como terapia para as dores

13 de setembro de 2023
Caminhar-como-terapia-para-as-dores-1200x800.jpg

A forma mais comum de locomoção humana é a marcha ou caminhada. A história da humanidade se mistura com a história da locomoção humana, considerando que a marcha se tornou extremamente eficiente, biomecânica e energeticamente, por conta dos longos períodos e distâncias caminhadas pelos hominídeos ao longo da evolução da espécie.

A marcha é um automatismo. Ninguém “aprende” propriamente a caminhar, visto que nascemos com um reflexo chamado “reflexo de marcha”. Próximo ao primeiro ano de idade, o Sistema Nervoso amadurece o suficiente para que a criança consiga iniciar seus primeiros passos com mais equilíbrio e autonomia.

A partir de então, a liberdade de se locomover evolui e faz da marcha ou caminhada um dos mais importantes gestos funcionais da vida. Essa capacidade de caminhar sobre dois membros possibilita a utilização da marcha para muitos fins: desde garantir a sobrevivência, até a possibilidade de se realizar exercícios de condicionamento cardiorrespiratório/aeróbico ou mesmo de fortalecimento e resistência de todo o corpo, principalmente tronco e pernas.

O treino de caminhadas é ótima opção, simples e barata, de se realizar treinamento físico e ganhos com controle de dores. Com indicação e orientação da equipe de saúde, os treinos de caminhada, iniciando mais lentamente e por menores períodos, podem progredir para maiores velocidades, maiores percursos e durante mais tempo, podendo inclusive progredir para aclives, conforme o caso.

Cada sessão de caminhada pode ocorrer por pouco tempo (10 a 15 minutos, por exemplo) até uma hora ou mais. Podem ser feitos ao ar livre, junto à natureza, pelas ruas da cidade, em praças, parques, clubes, espaços indoor, ou sobre esteiras mecânicas ou elétricas. Os treinos de caminhada podem ser combinados com outras atividades físicas, ocorrendo em dias alternados, sendo um ótimo complemento para exercícios localizados, por exemplo.

Caminhar pode ser uma ótima oportunidade de se realizar uma boa conversa com alguém, pensar e refletir, ouvir música de gosto pessoal, noticiários, podcasts, ou simplesmente observar e apreciar o ambiente à nossa volta. Mobilizar as articulações antes, alongar depois, escolher um bom tênis (adequado para caminhadas) e roupas leves são certamente itens importantes para que os treinos de caminhada possam trazer melhores efeitos.

Claudicar (ou ‘mancar’) pode ser uma limitação, mas o uso de bastões pode ajudar, como aqueles que configuram uma modalidade chamada caminhada nórdica, excelente opção para pessoas com limitações físicas ou problemas de equilíbrio. Então, vamos iniciar a prática de caminhadas como remédio para as dores e para a vida?

Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903
Médico Anestesiologista com área de atuação em Dor - RQE 42946

Por Marcelo Cezar - Marketing Digital