Neuroma de Morton
O Neuroma de Morton é uma condição médica que envolve um crescimento anormal (um brotamento) de tecido nervoso entre os ossos dos dedos do pé, principalmente entre o terceiro e quarto dedos (contamos como o primeiro dedo do pé, o “dedão”; o quinto é o “mindinho”). Esse brotamento pode causar dor intensa em choque elétrico, sensação de queimação, dormência e formigamento na região (todas características elétricas – neuropáticas). Essas sensações podem ser induzidas por qualquer pressão no local, ou mesmo serem espontâneas ao repouso. Fatores como sapatos inadequados, trauma repetitivo ou alterações estruturais dos pés podem contribuir com a formação do neuroma de Morton.
O tratamento pode incluir o uso de sapatos mais confortáveis; uso de espécie de almofadas na região para diminuir a pressão; tipos de fisioterapias direcionadas; alívio da dor e modulação da eletricidade local através de medicamentos. Em casos de sofrimento intenso, se os métodos anteriores não ajudam, poderão ser utilizados procedimentos analgésicos locais (bloqueios com anestésico local ou com fenol, buscando “acalmar” ou “lesionar” o foco elétrico) ou procedimentos cirúrgicos para remover o neuroma.
Se você suspeita que tem um neuroma de Morton, é recomendável consultar um médico para um diagnóstico preciso e orientação sobre o tratamento.
Texto por: Dr. Luciano de Oliveira – CREMERS 22739