Síndrome de Sjögren
A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, causada quando anticorpos produzidos pelo sistema imunológico atacam tecidos próprios do corpo, especialmente as glândulas responsáveis por garantir a lubrificação dos olhos e da boca, causando assim os sintomas mais comuns da síndrome, que são boca e olhos secos.
Os principais sintomas da síndrome são: secura dos olhos ou xeroftalmia (irritação, ardência, sensação de areia nos olhos), secura da boca ou xerostomia (necessidade constante de ingerir água pelo desconforto da boca seca, necessidade de ingerir água para poder engolir alimentos mais “secos”), dor articular ou inchaço nas articulações, pele seca, sintomas de ardência ou desconforto urinário, fadiga, cansaço, secura vaginal. Eventualmente, essa doença pode coexistir com outras patologias reumáticas, tais como Artrite Reumatoide, Lupus Eritematoso Sistêmico e Esclerose Sistêmica.
Nem todos os pacientes com sintomas de secura na boca ou olhos apresentam a Síndrome de Sjögren, por isso é importante a avaliação médica. O seu reumatologista deve fazer uma avaliação clínica completa com história e exame físico, além de exames laboratoriais e de imagem e, eventualmente, biópsia das glândulas salivares. O acompanhamento do oftalmologista é fundamental, para determinar o grau de comprometimento da secura ocular e a necessidade de lubrificantes oculares. O acompanhamento frequente do odontólogo também é necessário, pois nos pacientes portadores da síndrome a diminuição da produção de saliva pode provocar estomatites e cáries mais frequentes. O tratamento da Síndrome de Sjögren inclui medidas locais para os olhos – com colírios lubrificantes -, para a boca – com spray de saliva artificial -, o uso de medicações sintomáticas para as dores musculares e articulares, e o uso de medicações que modulam o sistema imunológico para o controle da doença.
Texto por: Dra. Eleonora Estrela da Silva – CREMERS 23256
Imagem: Freepik