Indicação de Livro – Histórias Lindas de Morrer
Histórias lindas de morrer: assim é o título do último livro de Ana Claudia Quintana Arantes, geriatra paulista, que fez – e faz – escola em Cuidados Paliativos. Idealizadora e fundadora da Casa do Cuidar, onde pessoas com doenças terminais aproveitam a Vida de forma digna e têm a chance de pensar e sentir com toda a força que puderem.
Ao longo das quinze histórias que Ana Claudia relata, a autora aborda desde assuntos técnicos, como conceitos de eutanásia, ortotanásia e kalotanásia, até o etéreo e absolutamente pessoal e intransferível momento de morrer. Cada história traz em si um aprendizado, um crescimento e um final diferente. Aprendemos que não há uma morte igual à outra, como não há uma pessoa igual à outra.
A experiência pessoal da morte de seus pais, Jacyr e Cecilia, se encontra na última história, introduzida por versos de Adelia Prado. Vários trechos de poetas, além de Adélia Prado, permeiam todo o livro, tornando possível uma conexão entre palavra e sentimentos que só a poesia é capaz.
Leve e profundo, sério e divertido, nos identificamos prontamente com todos e todas as pessoas que seguem vivas através de suas histórias.
E você, já pensou que história quer deixar?
Arantes, Ana Claudia Quintana. Histórias Lindas de Morrer. Ed. Sextante, Rio de Janeiro, 2020.
Texto por: Lorena Caleffi – CREMERS 17211
Créditos da Imagem: Freepik