Enchentes e o risco de leptospirose
O que é leptospirose?
Leptospirose é uma doença infecciosa que pode causar febre, dores musculares e dor de cabeça. É causada por um germe que infecta animais e vive na urina desses animais. A principal maneira pela qual os humanos contraem leptospirose é através da água ou solo com urina animal. O germe entra no corpo através de cortes ou arranhões. Também pode entrar através das “membranas mucosas” que revestem sua boca, nariz, olhos e outras partes do corpo.
Animais que podem carregar leptospirose incluem:
- Roedores (Ratos e Camundongos)
- Animais de fazenda (Vacas, Porcos, Cavalos, Ovelhas, Cabras)
- Cães
Quais são os sintomas da leptospirose?
A leptospirose pode ser leve ou grave. Algumas pessoas não têm sintomas ou têm sintomas muito leves. Se os sintomas ocorrerem, geralmente começam subitamente. Os principais sintomas incluem:
- Febre
- Calafrios
- Dores musculares
- Dor de cabeça
Outros sintomas incluem:
- Olhos brancos ficando vermelhos
- Tosse seca
- Náusea, vômito, diarreia ou dor abdominal
- Dor nas articulações ou ossos
- Dor de garganta
- Erupção cutânea
- “Amarelão” (icterícia)
Algumas pessoas ficam muito doentes com leptospirose. Elas podem desenvolver problemas graves nos pulmões, fígado, músculos e outras partes do corpo.
Vou precisar de exames?
Sim. Os testes podem incluir:
- Exames de sangue
- Exames de urina
- Testes em amostras do líquido da sua medula espinhal (chamado “líquido cefalorraquidiano”)
Como é tratada a leptospirose?
A maioria das pessoas que contraem leptospirose melhora por conta própria. Se você se sentir doente o suficiente para procurar um médico, eles podem prescrever um antibiótico. Você pode tomar este medicamento por via oral. Isso ajuda a maioria das pessoas a melhorar mais rápido.
Se você ficar muito doente, pode precisar de tratamento no hospital. Os médicos podem administrar antibióticos através das veias. Os médicos também podem fornecer tratamentos para sintomas graves, como problemas respiratórios ou do fígado, se necessário.
A leptospirose pode ser prevenida?
Existe a chamada “Quimioprofilaxia” com antibióticos, que seu médico pode prescrever, mas ela não previne 100% o indivíduo de ter a leptospirose. Os estudos ainda são conflitantes quanto à eficácia da profilaxia
antibiótica, por isso fica reservada a indivíduos expostos por tempo mais prolongado, em zonas de risco, devendo ser avaliado por um médico a sua prescrição!
Até o momento, NÃO HÁ VACINA PARA A LEPTOSPIROSE! Em caso de dúvidas, converse com seu médico!
Ref.: Elinor L Baron, MD, UpToDate, Maio de 2024
Foto: Correio Braziliense