Iniciando na Meditação

23 de fevereiro de 2022
meditacao-projeto-educa-dor-min-1200x800.jpg

A meditação é um estado da mente que, uma vez aprendido, pode ser muito útil em diferentes momentos de vida e situações do nosso dia-a-dia. Existem várias vertentes de meditação, vários tipos, mas vou me ater ao que aprendi, ao longo dos anos de prática, para auxiliar a quem está iniciando.

Confira também: Dicas para uma boa qualidade de sono

Escolha um local seguro, onde você se sinta confortável, e que não tenha estímulos externos, como barulho (feche as janelas, se for o caso). Deixe o celular no silencioso! Sente-se no chão, de pernas cruzadas ‘de índio’, pode ser com o quadril sobre uma almofada. Coloque as mãos sobre os joelhos de forma relaxada, não precisa ser com o polegar e o indicador em pinça, o importante é conseguir encontrar uma posição de maior conforto possível. Se não puder ficar sentado no chão, sente-se em uma cadeira, coloque ambos os pés no chão, com as pernas em 90 graus, sentindo o piso sob os pés.

Acomode-se bem, com a coluna o mais ereta possível.

Acione um contador de tempo para 60 segundos. Uma vez estando confortável com este tempo, pode-se aumentar 30 segundos a cada meditação, até encontrar o seu tempo ideal para meditar. Não existe um tempo padrão.

Deixe os olhos semicerrados, olhe para um ponto fixo, e inspire e expire. Inspire e expire… Inspire e expire… Preste atenção na sua respiração. Os pensamentos virão, mas tente não se concentrar neles. É impossível ficar sem pensar, mas somos donos de nossos pensamentos, e não o contrário. Veio um pensamento? Olhe pra ele, da maneira mais isenta emocionalmente que conseguir, e deixe-o ir. Se ficar difícil, volte a prestar atenção na sua respiração. Inspire… Expire…

Esse estado da mente pode ser treinado dessa forma, e ser utilizado nos mais diversos momentos, mesmo sem precisar sentar e isolar-se, contando o tempo. Aproveite.

Texto por: Lorena Caleffi – CREMERS 17211

Foto: Envato

Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903

Últimas postagens