A importância da Vitamina D

24 de março de 2021
vitamina-d-projetoeducador-min-1200x752.jpg

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, dissolve na gordura, cuja principal função é atuar sobre o metabolismo ósseo, regulando a absorção de cálcio e fósforo no intestino. Além disso, participa de vários outros processos, tais como a imunidade, força muscular e processos inflamatórios.

Confira também no blog do Projeto Educa Dor: Indicação de livro e vídeo: O Imperador de Todos os Males

Sua principal fonte é a exposição à luz solar (responsável por 90% dos níveis de vitamina D), sendo as fontes dietéticas responsáveis por somente 10% dos níveis (principalmente peixes gordos). 

A deficiência de vitamina D está associada à osteoporose, quedas frequentes e consequente risco aumentado de fraturas.

Os níveis considerados ideais de vitamina D são:

  • 20 a 60 mg/dl – população normal até 60 anos; 
  • 30 a 60 mg/dl – idosos, gestantes, indivíduos com fraturas ou quedas frequentes, pós cirurgia bariátrica, uso de fármacos que interfiram no metabolismo da vitamina D, doenças osteometabólicas (osteoporose, osteomalácia, raquitismo, hiperparatireoidismo), sarcopenia, diabetes mellitus tipo I, doença renal crônica, insuficiência hepática, câncer, anorexia nervosa, síndromes de má absorção.

Se o nível for acima de 100 mg/dl há risco de toxicidade, com hipercalcemia, podendo causar arritmias cardíacas  e litíase renal. 

Qualquer reposição de vitamina D necessita acompanhamento médico. 

Texto por: Dra. Eleonora Estrela da Silva – CREMERS 23256

Créditos da imagem: Wikipédia

Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903

Últimas postagens