Neste vídeo do Projeto Educa Dor, a Dra. Lorena Caleffi explica como atua um médico psiquiatra, em uma equipe interdisciplinar.
Clique no botão abaixo para visualizar a lista completa de vídeos sobre Dor Crônica – Aspectos Psiquiátricos.
Nos últimos anos, terapias como ondas de choque e PRP (plasma rico em plaquetas) ganharam destaque no tratamento de lesões musculoesqueléticas, especialmente em casos que envolvem ombro, joelho e quadril. Mas será que essas abordagens realmente funcionam para tendinites, tendinoses e entesopatias?
Depois de enfrentar uma tendinite, uma tendinose ou uma entesopatia, é comum surgir uma preocupação: “Será que vou poder voltar às minhas atividades sem sentir dor novamente?”
Quando falamos no tratamento de dores musculoesqueléticas, como tendinites, tendinoses e entesopatias, uma dúvida frequente é: usar gelo ou calor? Existe uma regra para cada fase da lesão?
O tratamento das tendinopatias — que inclui tendinites, tendinoses e entesopatias — deve ser individualizado e multidisciplinar. Apesar das diferenças entre essas condições, todas exigem uma abordagem combinada que envolva controle da dor, fisioterapia e correção de fatores desencadeantes.