Neste vídeo do Projeto Educa Dor, a Dra. Adriana Coltro fala sobre a utilização de andadores, auxiliares de marcha que são utilizados com maior frequência por pessoas de mais idade e dificuldade de locomoção.
Clique no botão abaixo para visualizar a lista completa de vídeos sobre Dor Crônica – Aspectos Fisioterapêuticos
Após o implante de um neuroestimulador, o processo de ajuste não é imediato. Segundo o Dr. Marcos Bicca da Silveira, o corpo e o aparelho precisam de um tempo de acomodação para que o estímulo elétrico alcance a eficácia ideal no controle da dor.
A durabilidade da bateria de um neuroestimulador pode variar bastante — e, segundo o Dr. Marcos Bicca da Silveira, isso depende principalmente do tipo de aparelho implantado e da forma como ele é utilizado pelo paciente.
O Dr. Marcos Bicca da Silveira compartilhou o caso de um paciente que enfrentava uma Síndrome de Dor Regional Complexa tipo II (com lesão de nervo). O paciente vinha utilizando altas doses de medicamentos para controlar a dor, mas buscava uma alternativa que o permitisse reduzir o uso de fármacos e recuperar sua rotina de estudos e trabalho.
A neuroestimulação é uma técnica moderna utilizada no tratamento de dores crônicas, especialmente quando outras abordagens, como medicamentos ou fisioterapia, não trazem o alívio esperado. Ela atua diretamente nas vias neurais responsáveis pela transmissão da dor, interferindo nesses sinais e reduzindo a percepção dolorosa.