O objetivo do Projeto Educa Dor é levar de maneira clara, em linguagem acessível ao público não familiarizado com os termos médicos, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.
Além disso, queremos desmistificar tabus ou idéias não verdadeiras sobre a dor e suas consequências, e reforçar orientações e informações que foram dadas durante as consultas mas que precisam ser repetidas constantemente.
Desta forma, o projeto permitirá que familiares, amigos e cuidadores do paciente tenham acesso a valiosas informações, aumentando o entendimento e a confiança no controle de sua enfermidade.
O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação e educação, criada por várias mãos, envolvendo as principais especialidades da área da saúde e que trabalham diariamente com dor crônica.
Em dor crônica, de forma geral, empregamos 3 estratégias simultâneas de enfrentamento: medicamentos, métodos físicos (atividade física, fisioterapia) e a PSICOEDUCAÇÃO.
A nossa pretensão com o Projeto Educa Dor, é estender a psicoeducação além dos consultórios, como uma forma do paciente e seus familiares se apropriarem dessas informações sobre a sua condição dolorosa, o prognóstico e como controlar da melhor maneira tudo que envolve uma situação crônica, de longo tempo. Queremos ensinar o paciente a se ajudar!
O projeto surgiu de uma reunião entre profissionais da saúde, todos interessados no diagnóstico e tratamento das dores crônicas, de diferentes especialidades e habilidades em suas áreas de atuação, buscando aumentar a aderência dos pacientes aos cansativos e longos tratamentos das doenças que cursam de forma crônica, melhorar a comunicação entre o profissional e o paciente e seus familiares, bem como espalhar essa informação, de forma segura, ética e clara, para o público em geral, que esteja procurando informações sobre suas condições dolorosas crônicas.
Este grupo é formado por médico psiquiatra, reumatologista, acupunturiatra, neurocirurgião, anestesiologistas especialistas em dor crônica e fisioterapeutas. Estudamos, discutimos, procuramos ajuda, voltamos a discutir, sempre com o objetivo de encontrar a forma mais leve e clara de levar essa informação, que sirva de reforço e também de base para que o paciente se sinta amparado de forma clara, seja um agente ativo no controle da sua dor, e, com o máximo de informações à sua disposição, ajude os profissionais envolvidos no seu tratamento, a escolher os melhores caminhos!
As formas de levar a informação serão VÍDEOS, o PODCAST e BLOG! Serão curtos, em linguagem clara, com profissionais que dominam na prática o que estão transmitindo, que possa ser compartilhado entre pacientes e seus familiares e amigos, para que a comunicação melhore entre todas as partes envolvidas. O Projeto é um processo dinâmico, com revisões periódicas dos assuntos já tratados e a inclusão de novas ferramentas de comunicação conforme o tempo avança.
É assim que aprendemos e sabemos trabalhar: interdisciplinarmente, envolvendo as diversas áreas que atuam na dor crônica, de forma a termos uma única linguagem clara e que possa ser ouvida, vista e entendida por todas as pessoas que, de alguma forma, tenham interesse ou padeçam de dores crônicas.
Queremos que o Projeto EDUCA DOR cumpra o papel de educar e informar pacientes, familiares, amigos e o público em geral sobre DOR CRÔNICA, que contribua de forma ativa na melhora da qualidade de vida e autonomia dos pacientes, e que sirva de “ponte” para que o profissional da saúde, o paciente e seus familiares tenham a melhor comunicação, confiança e aderência aos mais diversos tratamentos e desafios que as doenças dolorosas crônicas trazem para todos nós!