Nasci em Porto Alegre – RS, no ano de 1962. Ingressei na Faculdade de Medicina da Fundação Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre em 1984, com graduação em 1989.
Especializei-me em Anestesiologia, na Residência Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), nos anos de 1991 e 1992. Meu caminho na anestesiologia foi generalista. Nos anos de 2005 a 2006 realizei e concluí o MBA de Auditoria Médica em Saúde, na Escola Superior de Gestão e Ciências da Saúde.
Em 2007, após forte dor muscular, surgiu o interesse por Acupuntura. Especializei-me em Acupuntura Médica no curso do Centro de Estudos de Acupuntura do Rio Grande do Sul – Associação Médica do Rio Grande do Sul (CESAC – AMRIGS), no ano de 2009.
Minha trajetória na acupuntura é pautada na acupuntura neurofuncional e, desde 2012, dedico-me exclusivamente à acupuntura.
Anestesiologia – RQE 08577
Acupuntura Médica – RQE 21237
A acupuntura é uma prática segura e eficaz no tratamento de diferentes tipos de dor e condições clínicas. No entanto, assim como em qualquer procedimento médico, existem situações em que ela não deve ser realizada ou em que alguns cuidados especiais precisam ser adotados.
Na prática clínica, a grande maioria dos pacientes com dor crônica apresenta alguma melhora com a acupuntura. Os estudos mostram que apenas cerca de 5% da população realmente não responde ao tratamento — e isso é um número pequeno quando pensamos no impacto positivo que pode ser alcançado nos demais 95%.
Muitos pacientes têm dúvida sobre o tempo de resposta ao tratamento com acupuntura. A verdade é que não existe um número fixo de sessões, pois a resposta depende de vários fatores: idade, vitalidade, tipo de dor, presença de doenças associadas e até mesmo os cuidados complementares do paciente.