Nasci em Porto Alegre – RS em 1964 e ingressei na Faculdade de Medicina da UFRGS em 1983, graduando-me em 1989.
Iniciei a Residência em Psiquiatria no ano seguinte, 1990, no Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A Residência, com três anos de duração, inclui formação e treinamento em Consultoria Psiquiátrica, durante a qual tive a oportunidade de iniciar minha formação no Serviço de Dor e Medicina Paliativa do HCPA, na época chefiado pela Dra. Miriam Martelete.
Realizei um quarto ano de Residência exclusivamente para seguir a especialização em Dor e Medicina Paliativa, no HCPA.
Minha trajetória profissional em Dor iniciou logo em seguida, pois permaneci como psiquiatra voluntária no Serviço de Dor e Medicina Paliativa do HCPA. Além de atender os pacientes, passei a ministrar aulas e orientar como preceptora no Curso de Especialização em Dor, naquele mesmo Serviço. Em paralelo, iniciamos o ambulatório específico para residentes da Psiquiatria, dentro do Serviço de Dor, projeto desenvolvido pelo Dr. Rogério Wolf de Aguiar e eu, e que funciona até hoje com o nome de PRODOR.
Em 2005, fui convidada pelos Drs. João Marcos Rizzo, Luciano Oliveira e Marcos Bicca da Silveira a integrar a Clínica de Dor do Hospital Moinhos de Vento (HMV), passando a atuar nela desde então.
Além da atuação na Clínica de Dor do Hospital Moinhos de Vento, atendo em meu consultório privado e no Núcleo da Mama do HMV.
‘O Gene – uma história íntima’ nos leva em um passeio, ao mesmo tempo que profundo, quase lúdico em sua maneira de contar as peripécias de pesquisadores e cientistas ao longo dos tempos.
Ao realizar uma tarefa que gostamos, os níveis de neurotransmissores relacionados ao bem-estar aumentam e nossa capacidade de relaxar também. Ter um hobby ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, e ajuda a desligar funcionamentos cerebrais e corporais presentes em nossa rotina.
A meditação é um estado da mente que, uma vez aprendido, pode ser muito útil em diferentes momentos de vida e situações do nosso dia-a-dia. Existem várias vertentes de meditação, vários tipos, mas vou me ater ao que aprendi, ao longo dos anos de prática, para auxiliar a quem está iniciando.