Artrite Reumatoide
A Artrite Reumatoide é uma condição inflamatória crônica que acomete principalmente as articulações, mas pode também afetar outras partes do corpo, como os olhos, pulmões ou coração. Seus principais sintomas são dor, calor e inchaço das articulações, associados à rigidez articular nas primeiras horas da manhã, com duração maior do que uma hora.
O comprometimento das pequenas articulações dos dedos das mãos, pés e punhos é característico, embora joelhos e ombros também possam ser acometidos. A inflamação geralmente é simétrica (ocorrendo nos lados esquerdo e direito ao mesmo tempo).
O diagnóstico é feito com base nos sintomas, exame físico e exames complementares, que podem mostrar anticorpos específicos para a doença e marcadores de inflamação no sangue.
O tratamento específico para a Artrite Reumatoide deve iniciar o mais cedo possível, visando o controle da dor e da inflamação para evitar o dano progressivo das articulações. Medidas não farmacológicas, como educação e conhecimento sobre a doença, exercícios, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição adequada e abandono do tabagismo, são essenciais para uma boa evolução, sempre associadas às medicações.
As medicações utilizadas são direcionadas tanto para o controle da dor e da inflamação quanto para a modificação do curso da doença. Essas medicações são conhecidas como DMARDS (drogas modificadoras do curso da doença), que podem ser tradicionais, biológicas ou novos DMARDs. O esquema terapêutico escolhido deve visar a remissão da doença e depende de vários fatores, como a intensidade dos sintomas, o número de articulações acometidas, o resultado de exames laboratoriais e outros problemas de saúde concomitantes.
O tipo de medicação mais indicado para cada paciente deve ser cuidadosamente avaliado e individualizado pelo médico reumatologista.
Texto por: Dra. Eleonora Estrela da Silva – CREMERS 23256
Imagem: Freepik