Descarte correto de materiais de exames

As pessoas com doenças crônicas, como os pacientes com dor crônica, que necessitam acompanhamento de muitos anos, acabam realizando muitos exames de imagem, seja para avaliação aguda ou revisões.
Essa situação provoca um acúmulo de material na residência dos pacientes que, muitas vezes, não têm ideia do que preservar e do que pode ser descartado. Como regra geral, exames com mais de 5 (cinco) anos poderiam ser descartados, a não ser que sejam cruciais no acompanhamento da condição clínica, como comparação.
O material utilizado para entregar resultados de radiografias, tomografias, ressonâncias e ecografias não deve ser descartado no lixo reciclável (muito menos no lixo comum!).
E como fazer esse descarte?
Logística reversa é o nome do procedimento de retornar o material para o local de onde saiu, o que vale para imagens fotográficas de ecografias, ‘chapas’ de RX, tomografias e ressonâncias, e CDs. Assim, se você tem imagens de exames que não são mais de alguma utilidade, entregue-as de volta no local onde o exame foi realizado.
Por que essa atitude é fundamental?
Os componentes usados são tóxicos para o meio ambiente e precisam tratamento especializado para reciclagem.
Composição da Chapa de Raio-X (Radiografia):
-
Base: acetato de celulose, que é claro e se torna azulado após a reciclagem.
-
Revestimento: emulsão fotossensível contendo cristais de halogeneto de prata, que reagem à radiação para formar a imagem.
-
Revelação: são usados químicos como amônia, cromo, metanol, que podem contaminar o meio ambiente se descartados incorretamente.
Importância da Reciclagem das Chapas de Radiografia:
-
Recuperação de Prata: a prata é valiosa e pode ser reutilizada na fabricação de outros produtos.
-
Reaproveitamento do Plástico: o acetato reciclado pode virar embalagens, estênceis e artesanato.
Proteção Ambiental: evita que metais pesados e químicos contaminem o solo e a água.
CDs não são descartáveis no lixo seco. Apesar de serem feitos de plástico, outros componentes os tornam não recicláveis dessa forma. O descarte correto pode ser em postos ecológicos da Prefeitura, ecopontos, cooperativas de reciclagem ou programas de logística reversa. Uma busca pode ser feita no site da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos – ABREE.
Converse com seu médico para fazer a seleção entre o que guardar e descartar, e vamos cuidar do nosso planeta!
Texto por: Dr. Lorena Caleffi



