Neste vídeo a Dra. Lorena Caleffi, médica psiquiatra do Projeto Educa Dor, apresenta uma técnica para os pacientes entenderem quais os sentimentos estão por trás de uma crise de dor.
Clique no botão abaixo para visualizar a lista completa de vídeos sobre Dor Crônica – Aspectos Psiquiátricos.
Embora os tratamentos minimamente invasivos para dor crônica — como bloqueios, radiofrequência e neuromodulação — sejam considerados seguros e eficazes, é fundamental que a indicação seja precisa. Segundo o Dr. Marcos Bicca da Silveira, alguns fatores podem contraindicar temporariamente ou de forma definitiva o uso desses métodos.
Após o implante de um neuroestimulador, o processo de ajuste não é imediato. Segundo o Dr. Marcos Bicca da Silveira, o corpo e o aparelho precisam de um tempo de acomodação para que o estímulo elétrico alcance a eficácia ideal no controle da dor.
A durabilidade da bateria de um neuroestimulador pode variar bastante — e, segundo o Dr. Marcos Bicca da Silveira, isso depende principalmente do tipo de aparelho implantado e da forma como ele é utilizado pelo paciente.
O Dr. Marcos Bicca da Silveira compartilhou o caso de um paciente que enfrentava uma Síndrome de Dor Regional Complexa tipo II (com lesão de nervo). O paciente vinha utilizando altas doses de medicamentos para controlar a dor, mas buscava uma alternativa que o permitisse reduzir o uso de fármacos e recuperar sua rotina de estudos e trabalho.