Dentista

DRA. LILIANE PINTO VIDOR

CRO-RS 10.916
DRA. LILIANE PINTO VIDOR


Entre em contato comigo:

(51) 99957-2490



Cirurgiã-Dentista especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Nasci em 1967, na cidade de Porto Alegre – RS. Ingressei, em 1991, na Faculdade de Odontologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduando-me em 1996.

A Especialidade de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial foi criada pelo Conselho Federal de Odontologia, somente, em 2002. Como a dor na face chamou-me atenção, desde o inicio da Faculdade de Odontologia, ao finalizar o curso de graduação, busquei cursos de atualização na área de Oclusão (denonimação prévia da Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial).

Em 2008, comecei o Mestrado em Medicina: Ciências Médicas, na UFRGS/HCPA. Durante, o Mestrado tive oportunidade de acompanhar o Ambulatório de Cefaleia do Serviço de Neurologia do HCPA. Foi uma experiência muito gratificante, que agregou muito conhecimento para aplicação na clinica da dor orofacial. Enquanto, realizava o Mestrado e acompanhava o ambulatorio de Cefaleia comecei a Especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, na Associação Brasileira de Odontologia – Seção RS (ABO/RS). Em 2010, recebi os títulos de Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial e de Mestre em Medicina: Ciências Médicas (UFRGS/HCPA).

Em 2011 participei do curso Principle Practice of Clinical Research (Department of Physical Medicine & Rehabilitation, Spaulding Rehabilitation Hospital and Massachusetts General Hospital – Harvard Medical School). Logo após terminar o curso, fui convidada para ser Site Monitor – Porto Alegre, Site Monitor – Boston, Membro do Boston Team, Teaching Assistant I e Teaching Assistant II. Fiquei envolvida com o curso por 5 anos.

Em 2011, iniciei o Curso de Especialização em Tratamento de Dor e Medicina Paliativa (UFRGS/HCPA). Durante esse período, aproximei-me do Ambulatório de Estomatologia (Serviço de Otorrinolaringologia do HCPA), onde acompanhei os pacientes de Oncologia de Cabeça e Pescoço. Em 2012, recebi o título de Especialista em Tratamento da Dor e Medicina Paliativa (UFRGS/HCPA). Neste mesmo período ingressei no Doutorado em Medicina: Ciências Médicas (UFRGS/HCPA), com período “sanduíche” na Harvard Medical School. Estudei no Laboratório de Neuromodulação do Spaulding Rehabilitation Hospital, onde aprendi sobre técnicas de neuromodulação (estimulação magnética trasncraniana [TMS] e estimulação elétrica transcraniana de corrente continua [tDCS].

Em 2019 retornei ao HCPA para realização do Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Cefaleia do Serviço de Neurologia – Ambulatório de Cefaleia.

Faço parte da Clínica da Dor do Hospital Moinhos de Vento (HMV). Atendo pessoas com dores faciais e com disfunção temporomandibular.


Formação Acadêmica

Dra. Liliane Pinto Vidor

Minha galeria de fotos



Meus últimos textos:


16 de setembro de 2020

Alguns hábitos são inconscientemente incorporados à nossa rotina diária porém, dependendo da frequência, da duração e da intensidade que os realizamos, tais hábitos podem tornar-se danosos à nossa saúde bucal.

5 de agosto de 2020

A emissão de ruídos pela boca, conhecida hoje em dia como bruxismo,  foi relatada, pela primeira vez, em 1907 por Marie Pietkiewicz. Ela utilizou a expressão la bruxomanie para descrever o ranger de dentes.


Projeto Educador Logo Pequeno

O Projeto Educa Dor é uma ferramenta de informação em saúde, que busca levar de maneira clara, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos.

Responsável técnico: Dr. João Marcos Rizzo - CREMERS 18903

Últimas postagens